terça-feira, 15 de abril de 2008

Daring Bakers - Bolo de Festa Perfeito




*ingredientes da receita básica que não utilizei
**ingredientes agregados
***esse bolo rende um bolo enorme, portanto fiz meia receita.

Ingredientes - Para o bolo:
2 xícaras de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 ¼ xícara de leite
4 claras (de ovos grandes)
1 ½ xícara de açúcar
2 colheres (chá) de raspas de limão *
1 tablete de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ colher (chá) de extrato de limão puro*
5 bananas nanicas grandes amassadas **
1 xícara de farinha de rosca **
1 colher(sopa) de canela em pó**

Para o creme amanteigado:
1 xícara de açúcar
4 claras (de ovos grandes)
3 tabletes de manteiga sem sal, em temperature ambiente
¼ xícara de suco de limão fesco (2 limões grandes)*
1 colher (chá) de extrato de baunilha puro*
1 xícara de chocolate meio amargo derretido (cerca de 150 grs) **

Cobertura:
A receita original sugere: 2/3 xícara de geléia/compota de framboesa misturada vigorosamente ou aquecida devagarinho até ser possível espalhar e cerca de 1 ½ xícara de côco ralado adoçado.
Minha cobertura:
500 grs de chocolate meio amargo derretido , misturado em 300 grs de creme de leite.

Prepare-se:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte duas formas de cerca de 23 cms de diâmetro (redondas) e fore com papel manteiga.
No meu caso, utilizei a fôrma de bolo inglês . Untei a fôrma inteira com manteiga e coloquei papel manteiga apenas no fundo.

Modo de Fazer - Bolo:
Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento em pó e o sal. Reserve.Misture o leite e as claras em um recipiente médio. Reserve. Disponha o açúcar e as raspas de limão no recipiente da batedeira e esfregue a mistura com os seus dedos até o açúcar ficar perfumado e úmido. Adicione a manteiga e bata em velocidade média por 3 minutos, até a mistura ficar esbranquiçada. Adicione a baunilha e depois agregue um terço da mistura de farinhas, batendo sempre em velocidade média. Adicione metade da mistura de ovos e leite e em seguida, acrescente o restante dos ingredientes secos e vá alternando até os ingredientes acabarem, resultando numa massa homogênea.Divida a massa entre as duas assadeiras untadas e alise a massa com uma espátula. Asse de 30 a 35 minutos a 180º C, ou até que o palito espetado esteja seco. No meu caso, necessitei de mais uns dez minutinhos . Transfira os bolos para grades , retire o papel manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente. (você pode armazenar os bolos bem embrulhados de um dia para outro ou congelar até dois meses).

Para o creme amanteigado:
Em um bowl de inox , junte o açúcar e as claras e leve ao banho-maria mexendo constantemente, até obter uma mistura quente ao toque, aproximadamente 3 minutos.O açúcar deve ter se dissolvido e a mistura aparentará como um creme de marshmallow brilhante.Remova o bowl do calor. Bata o merengue em velocidade média até esfriar, por aproximadamente 5 minutos. Vá adicionando pedaços da manteiga sem parar de bater, até que a mistura esteja cremosa. Após ter acrescentado todos os pedaços de manteiga, bata por 6 a 10 minutos em velocidade média-alta. Adicione o suco de limão e a baunilha (no meu caso, o chocolate derretido, frio). Você obterá um creme brilhante, aveludado e homogêneo. Cubra com um plástico filme e reserve até o seu uso.

Montagem do bolo:
Use uma faca serrada bem afiada e corte suavemente as tiras de bolo horizontais. Vá dispondo as fatias em uma superfície coberta com papel manteiga. Disponha a fatia-base no prato onde irá servir e cubra com 1/3 do recheio preparado. Repita a operação até finalizar as camadas de bolo. Cubra com a ganache previamente preparada e alise com uma espátula. Finalize as bordas com a mesma ganache, disposta em um saco de confeiteiro com bico tipo pitanga. Polvilhe cacau em pó.

Eu nao fiz este bolo, em nenhuma das versoes aqui mostradas, parece difícil... quem me ajuda? :)

Nenhum comentário: