segunda-feira, 14 de abril de 2008

Coelho ao Forno com Alecrim e Polenta




Coelho

1,5kg de coelho em pedaços médios
4 ramos de alecrim (retire as folhas)
4 dentes de alho picados
4 cebolas pequenas cortadas ao meio
½ xícara de chá de azeite de oliva
2 xícaras de chá de vinho tinto ou branco
Sal e pimenta-do-reino

Polenta com alho e alecrim

1 ½ xícara de chá de fubá mimoso
6 xícaras de chá de água
1 ramo de alecrim
2 dentes de alho descascados e inteiros
2 colheres de chá de sal

Lave e seque os pedaços de coelho.
Em uma tigela grande, misture o alecrim, o alho, as cebolas e o azeite. Junte os pedaços de coelho, misture bem, cubra com filme plástico e deixe repousar por uma hora (se fizer de véspera ou com mais de uma hora de antecedência, guarde na geladeira, mas retire uma hora antes de levar ao forno). Aqueça o forno a 180ºC.
Para a polenta, em uma panela média, leve ao fogo a água e o fubá, mexendo até que o fubá esteja dissolvido e comece a engrossar. Junte o ramo de alecrim e os dentes de alho, tampe a panela e deixe que a polenta cozinhe por aproximadamente 30 minutos, misturando, de 10 em 10 minutos, com uma colher de pau ou batedor de arame. A polenta deverá ficar lisa, cremosa e sem qualquer gosto de milho cru. Ao final do tempo, desligue o fogo, descarte o ramo de alecrim e os dentes de alho e acerte o sal.
Despeje a polenta em uma travessa funda ou em uma fôrma (não é necessário untar, mas é preciso deixar esfriar para desenformar e reaquecer no forno ou microondas na hora de servir).
Ao final do tempo de repouso, tempere os pedaços de coelho com sal e pimenta e despeje tudo em uma assadeira que acomode os ingredientes em uma só camada, mas sem deixar espaços muito vazios. Regue com mais um pouco de azeite e com o vinho, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por uma hora (misture tudo na metade do tempo). Retire o papel-alumínio, eleve a temperatura do forno para 220ºC e deixe até que a carne esteja dourada e macia.

Sirva o coelho acompanhado da polenta, decorando com ramos de alecrim.

Nenhum comentário: